sábado, 8 de setembro de 2007

Peter Melander Graf Von Holzappel



Peter Melander Graf Von Holzappel



Peter Melander, conde de Holzappel, nasceu em 17/05/1585 em Nieder-Hadamar, região do Rio Lahn, afluente da margem direita do Rio Reno e morreu em 17/05/1648 em Augsburgo. Foi um oficial superior, comandante em chefe das Forças Armadas conjuntas do Santo Império (Sacro Império Romano Germânico) e da Liga Católica até sua morte sobre o campo de batalha, durante a Guerra dos Trinta Anos.
Era filho de camponeses. Criado num protestantismo muito severo, foi em 1615 que começou sua carreira militar, primeiro a serviço das Províncias Unidas (atual Holanda) e depois da República de Veneza.
Em 1620 já era comandante em chefe de um regimento suiço em Bâle. Recebeu seu primeiro alto posto de comando em 1633, quando foi nomeado Tenente-General e Conselheiro Militar secreto do Landgrave Wilhelm V. De Hesse-Cassel. O Landgrave era aliado dos suecos, se bem que Melander combateu com os seus soldados de Hesse contra as tropas imperiais. Ele lhes infligiu muitíssimas derrotas : tomada de Hamm em 26/05/1634 ; em 27/06/1634, vitória sobre as forças da Liga Católica comandados pelo General Von Bönnighausen que foi forçado a se retirar ao outro lado do Reno.
Depois da morte do Landgrave Wilhelm no outono de 1637, sua viuva, a Landgravina Amalie Elisabeth, prosseguiu na política de oposição à casa dos Habsburgos, continuando a política de seu falecido marido. Mas Melander não quis mais continuar nesse caminho. Ele abandonou no transcorrer do mês de julho de 1640 o comando supremo das Forças Armadas de Hesse e foi então procurar os favores do Imperador, oferecendo-lhe o préstimo de seus serviços. Foi assim que em 23/12/1641, Melander foi elevado à dignidade de Conde do Império sob o nome de Von Holzappel e em 15/02/1642 lhe foi conferido o título de Marechal do Império.
Em 1643 Melander reclamou para sí a região de Esterau e obteve a pequena senhoria de Holzappel com a permissão do Imperador de usufruir de independência territorial com o título de Conde de Holzappel, subordinado diretamente ao Império.
Só voltou a pegar em armas em 1645, durante o ataque de Carl Gustaf Wrangel em Westphalia. Ocupou a cidade episcopal de Paderborn em 30/11/1646. Assumiu o comando supremo das Forças Armadas Imperiais em substituição de Matthias Gallas, dirigindo suas tropas em direção a Boêmia em julho de 1647. Juntou-se às suas forças um exército de 10.000 bávaros comandados por Gronsfeld, mas os desacordos entre os dois generais os conduziram à separação. Os aliados de Melander recuaram em direção do Danúbio em janeiro de 1648, sofrendo ataques das forças de coalisão franco-suecas de Turenne e Wrangel, não longe da cidade de Zusmarshausen. Melander, que estava nas proximidades, se lançou à batalha, sendo mortalmente ferido por duas balas de fusil. Morreu em consequência dos ferimentos em Augsbourgo em 17/05/1648.
Hoje poucos se lembram de Melander. Ele foi no entanto um chefe guerreiro valoroso que todos os beligerantes da Guerra dos Trinta anos desejavam tê-lo ao seu lado.


Traduzido e versionado do francês para o português por Eduardo Melander Filho


O texto original em francês pode ser encontrado em:

WIKIPÉDIA: l'encyclopédie libre. Peter Melander. Disponível em: < http://fr.wikipedia.org/wiki/Peter_Melander >. Acesso em: 08 set 2007.
2007

Nenhum comentário: