terça-feira, 1 de julho de 2008

PRIMEIROS BRASILEIROS ERAM NEGROS SEGUNDO A ARQUEOLOGIA

Luzia

Cro-Magon


Professor Eduardo Melander Filho



Vários leitores nos perguntaram após a edição do nosso último artigo nesta coluna sobre a negritude de “Luzia” e do “Homem de Capelinha”, esqueletos fósseis datados de 11.000 e 9.000 anos atrás encontrados nos Sítios Arqueológicos de Lagoa Santa em Minas Gerais e Capelinha no Estado de São Paulo, respectivamente. Segundo o Prof. Dr. Walter Alves Neves, Antropólogo Físico que estuda esses fósseis, ambos possuem características definidas como negróides ou australóides (negros), contrárias às características mongolóides ou mongóides (asiáticas) dos atuais índios do Brasil e de todas as Américas.
A teoria mais difundida de ocupação das Américas é a da “Clovis First”, segundo a qual o homem entrou há 12.000 anos através do Estreito de Bhering por uma ponte de gelo e da América do Norte se expandiu à América do Sul. Neves contesta essa visão. Para entendermos melhor, mostraremos como o Homo sapiens, que é o homem moderno ou nós mesmos, saiu do seu local de origem, a África, e migrou em várias levas ao resto do mundo.
A primeira aconteceu há 100.000 anos e foi em direção ao Oriente Médio onde, segundo Walter Neves, não conseguiu avançar por questões climáticas; o frio era forte demais. Esse agrupamento humano foi constituído pelos proto Cro-magnons e desapareceu não se sabe como há 60.000 anos sem deixar nenhuma descendência.
A segunda leva saiu da África há 70.000 anos ou 60.000 anos atrás e foi em direção à Austrália, passando pela Ásia. Segundo Walter Neves, o clima tropical favoreceu essa rota. Os descendentes dessa leva são os atuais aborígines australianos. Provavelmente outras etnias foram influenciadas geneticamente por essa população, como a dravítica da Índia atual e mesmo os sumérios no passado. Uma ramificação dessa leva humana poderia também ter se desviado para as Américas, dando origem a uma população negróide. Os fósseis de “Luzia” e do “Homem de Capelinha” seriam os representantes antepassados desse grupo.
Por fim, uma última leva africana há 50.000 anos. Foi esse o grupo que colonizou a Europa, o Oriente Médio, Ásia e Eurásia, transformando-se gradativamente em populações caucasóides (brancas) na Europa e mongolóides (asiáticas) na Ásia. O Cro-magnon é o representante europeu desse grupo.
Assim, teria havido uma primeira entrada do homem nas Américas entre 18.000 e 14.000 anos atrás, constituída de uma população negra que chamamos de “paleoíndios”. Essa população foi substituída por migrações posteriores de asiáticos a partir de 12.000 anos atrás, que deram origem aos indígenas atuais.


FONTES


MELANDER FILHO, Eduardo. Primeiros Brasileiros Eram Negros Segundo a Arqueologia. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 27 jun 2008 a 10 jul 2008. Ciência, p.2.
.
MELANDER FILHO, Eduardo. Primeiros Brasileiros Eram Negros Segundo a Arqueologia. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 27 jun 2008 a 10 jul 2008. p. 2. Disponível em: <http://www.gazetadeinterlagos.com.br/colunadoleitor.html#4>. Acesso em: 07/07/2008.

Nenhum comentário: