sábado, 13 de dezembro de 2008

A ORIGEM DO HOMEM E DA HUMANIDADE - IV

Homo antecessor

Homo heldebergenses

Homo neanderthalensis



Prof. Lic. Eduardo Melander Filho



O Homo erectus, conforme estávamos comentando no artigo anterior, foi achado na China junto a líticos (instrumentos fabricados de pedra) de 2 milhões de anos atrás. Em Dmanisi, na Geórgia (Cáucaso), foi encontrada uma mandíbula datada de 1,5 a 1,2 milhão de anos atrás. Os fósseis achados fora da África indicam que o Homo erectus não usava do modo técnico II para fabricar instrumentos (mais avançado que o modo I), talvez por ter saído da África antes de que a técnica fosse inventada.
Alguns fósseis de Homo erectus foram achados no sítio de Swartkrans na África do Sul e originalmente classificados como Telanthropus capensis. Dois crânios e uma face encontrados em Sagiran, na ilha de Java, também foram classificados de início como Meganthropus.
Há 1,8 milhão de anos atrás começou a época Pleistocênica (período geológico Quaternário), com o fim do Pliosceno (Terciário). O Homo erectus foi o espécime que viveu em uma época e em outra, sobrevivendo a uma mudança radical ecológica e climática que havia acontecido (o Pleistoceno também é chamado de Idade do Gelo).
Duas linhagens mais modernas e distintas originadas do Homo erectus (ou ergaster) surgem então: a Européia e a Africana. Comentaremos, nesse artigo, sobre a Européia.
No final do Pleistoceno inferior (1,8 milhão a 780 mil anos atrás), surgiu na Europa o Homo antecessor, de aproximadamente 1.000 cc. de crânio. Usava o modo técnico I na fabricação de líticos, da mesma maneira que no oriente e fora da África pelo Homo erectus. Foram encontradas fortes evidências indicando que esse grupo colonizador praticava o canibalismo.
Na época do Pleistoceno Médio (780 mil e 127 mil anos atrás), viveu o Homo heidelbergensis, há 500 mil anos atrás, uma evolução da espécie anterior. Foram encontrados líticos bifaces da indústria Acheulense do modo técnico II, que só haviam sido encontrados na África até então. Eram também caçadores. Em Schoningen (Alemanha) foi encontrado 1 metro de lança de madeira encravado num fóssil de cavalo, datado de 400 mil anos atrás. Na verdade eram quatro lanças de 1,82 m., 2,25 m., 2,30 m., além da anterior fragmentada em 4 partes. Foram feitas de tronco de Pícea, uma árvore conífera. Pesavam por volta de 2 kg. Não se sabe se foram fabricadas para serem arremessadas ou para serem usadas em confronto corpo-a-corpo, o que parece ser a opção mais provável. Nos povoados de Torralba Del Moral e Ambrona (Espanha), foram encontrados restos de elefantes fósseis associados à bifaces (instrumentos de pedra lascados em ambas as faces), sugerindo uma caçada indiscriminada de 47 elefantes.
O representante mais evoluído dessa linhagem Européia surgiu há 300 mil anos atrás e viveu nos finais do Pleistoceno médio e grande parte do Pleistoceno Superior (127.000 e 10.000 anos atrás), dando início à cultura lítica Musteriense ou modo técnico III de lascamento, uma forma até então inusitada. Era o Homo neanderthalensis, que alguns antropólogos físicos consideram uma subespécie do Homo sapiens (nós mesmos). Escreveremos mais sobre ele no próximo artigo.


FONTES

MELANDER FILHO,Eduardo. A Origem do Homem e da Humanidade IV. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 12 dez 2008 a 17 dez 2008. História, p. 2.

MELANDER FILHO, Eduardo. A Origem do Homem e da Humanidade IV. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 12 dez 2008 a 17 dez 2008. P. 2. Disponível em:
http://www.gazetadeinterlagos.com.br/colunadoleitor.html#2. Acesso em: 12 dez 2008.

Nenhum comentário: