segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A ORIGEM DO HOMEM E DA HUMANIDADE - II

Australopithecus Afarensis

Australopithecus Anamensis


Australopithecus Africanus


Fóssil de Lucy (Australopithecus)



Australopithecus



Paranthropus Bolsei





Homo Hábilis



Prof. Lic. Eduardo Melander Filho


Na edição passada comentamos sobre a trajetória evolutiva dos antepassados do homem moderno, desde o gênero Aegyptopithecus ao gênero Ardipithecus, espécie ramidus. O último gênero que surgiu antes do gênero Homo (que nossa espécie faz parte) foi o Australopithecus de diversas espécies.
O Australopithecus anamensis, encontrado no Quênia e datado em 4,17 e 4,07 milhões de anos atrás, apresenta molares maiores e dentes com desgastes nas coroas centrais, provavelmente por consumir vegetais que exigiam prolongada mastigação.
O Australopithecus afarensis, com datação entre 4 e 2,9 milhões atrás, foi encontrado na Tanzânia e Etiópia por Donald Johanson. Tinha alimentação vegetariana e postura ereta. Era um pouco maior do que os chipanzés. O famoso fóssil de Lucy pertence a essa espécie, que estava adaptada mais no andar ereto do que no quadrupedalismo (andar em quatro patas). A caixa craniana mede 500 cc.
O Australopithecus africanus foi datado de 3 a 2,5 milhões e encontrado na África do Sul, nas cavernas de Taung, Sterkfortein e Makapansget. Eram similares aos afarensis, com tamanho de cérebro igual. No entanto, apresentam molares maiores, próprios para vegetais que requerem uma mastigação mais prolongada.
Surgiram dois gêneros então, originários do Australopithecus afarensis e/ou ananensis: O Paranthropus e o Homo.
Os Paranthropus eram muito parecidos corporalmente com os Australopithecus, a ponto de muitos o identificarem naquele gênero. No entanto seu aparelho mastigador parece ter se especializado para processar vegetais duros e abrasivos (gramas e folhas) em resposta às mudanças climáticas que ocorreram há 2,6 milhões atrás (surgimento das savanas) e que também propiciaram o surgimento do próprio gênero Homo. Parece que enquanto os Homo se especializaram cada vez mais em comer carne (por isso sobreviveram e evoluíram), os Paranthropus se especializaram em gramíneas dos espaços abertos, caindo num beco evolutivo sem saída (desapareceram sem deixarem descendentes). O Paranthropus aethiopicus foi datado em 2,6 milhões atrás. O Paranthropus boisei foi encontrado no leste da África e o Paranthropus robustos no sul da África.
O Homo habilis foi a primeira espécie do gênero Homo. Foi encontrado na Etiópia, Quênia e Tanzânia e datado em 2,3 a 1,5 milhões atrás. Evoluiu de uma espécie próxima ao Australopithecus africanus, segundo o arqueólogo Juan Luis Arsuaga (provavelmente do Australopithecus garhi de 2,5 milhões de anos atrás). Na verdade, não era muito diferente dos Australopithecus. Apresenta um crânio de 600 cc., mas há crânios maiores e menores. Richard Leakey achou um crânio de 752 cc.. O Homo habilis possui uma cara menor que o Australopithecus e grandes molares. Habitou paisagens abertas, como as savanas atuais que surgiram naquela época.
Continuaremos no próximo número.


FONTES:

MELANDER FILHO, Eduardo. A Origem do Homem e da Humanidade – II. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 14 nov 2008 a 27 nov 2008. História, p. 2.

MELANDER FILHO, Eduardo. A Origem do Homem e da Humanidade – II. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 14 nov 2008 a 27 nov 2008. Disponível em: <
http://www.gazetadeinterlagos.com.br/colunadoleitor.html#2>. Acesso em 17 nov 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal.... ´r legal saber mais ou menos como o australopitecus,homo habilis e o homo erctus entre outro eram...