sexta-feira, 10 de julho de 2009

MUSEU DO IPIRANGA: MONUMENTO E MUSEU HISTÓRICO

Museu Paulista da USP


Prof. Eduardo Melander Filho

Logo após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 surgiu a proposta de se criar um monumento à Independência a ser erguido no próprio lugar do acontecimento, às margens do riacho do Ipiranga. Tal idéia somente foi concretizada 68 anos depois, com a inauguração do edifício-monumento em 1890.
O projeto arquitetônico do edíficio-monumento foi apresentado em 1883 pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, que no ano posterior foi contratado. Adotando o estilo eclético muito em voga na Europa nos finais do século XIX, Bezzi se inspirou num modelo de palácio renascentista.
Inicialmente o projeto previa um retângulo alongado e dois braços laterais, partindo da fachada principal e voltada para a cidade, na forma de um E. Por problemas financeiros foram abandonadas as alas.
Sua construção se deu entre 1885 e 1890. Para tal construção foi encarregado outro italiano: Luigi Pucci, que executou primeiramente a construção de uma maquete em gesso, onde foram reproduzidos todos os detalhes arquitetônicos e de decoração projetados.
Para executar a obra propriamente dita, Pucci utilizou mão de obra italiana, visto que em São Paulo não havia um operariado especializado em construções desse tipo. Utilizou-se também da técnica de construção por tijolo, servindo-se das olarias da região de São Caetano, novidade na época, pois a maioria das construções em São Paulo era baseada na técnica de “taipa-de-pilão”. As obras foram encerradas em 1890 e a inauguração do edifício aconteceu do dia 15 de novembro daquele mesmo ano.
O acervo do Museu Paulista da USP, que é conhecido popularmente como Museu do Ipiranga, tem sua origem em uma coleção reunida pelo Coronel Joaquim Sertório. A coleção foi adquirida em 1890 pelo Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, que a doou ao Governo do Estado, juntamente com objetos da coleção Pessanha.
Em 1891, Alberto Löefgren, botânico da Comissão Geográfica e Geológica do Estado e recém indicado Diretor do Museu do Estado, recebeu a incumbência de organizar o acervo.
Em 1893 foi indicado Hermann von Ihering como novo Diretor do Museu. Foi quando recebeu a incumbência de transferir o acervo para o edifício-monumento.
No dia sete de setembro de 1895 a instituição foi oficialmente inaugurada, já com a nova designação de Museu Paulista.
Durante o transcorrer dos anos houve uma série de desmembramentos de parte dos acervos do Museu: em 1927 a seção de Botânica passou a integrar o Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal; em 1939 a seção de Zoologia passou a fazer parte da Secretaria de Agricultura dando origem ao Museu de Zoologia da USP; em 1989, os acervos arqueológicos e etnológicos foram transferidos para o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
Hoje o Museu Paulista da USP é um museu histórico, contando com um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística.

FONTES:

MELANDER FILHO, Eduardo. Museu do Ipiranga: Monumento e Museu Histórico. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 05 jun 2009 a 18 jun 2009. História, p. 2.

Um comentário:

Driele Rosa disse...

Você é o historiador do Museu do Ipirangua???