quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SÃO PAULO: UM RESUMO HISTÓRICO-SOCIAL

Velejar na represa do Guarapiranga em cheia: uma das opções de lazer da cidade de São Paulo.


Professor Melander

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 pelos Jesuítas, junto a uma aldeia Tupi. Seu primeiro nome foi o de “São Paulo de Piratininga”, que em tupinambá quer dizer: peixe seco.
No transcorrer dos séculos XXVI, XXVII e XXVIII, serviu como residência e base de abastecimento dos bandeirantes, que adentravam no interior do continente em terras espanholas em busca de riquezas e a fim de escravizar os índios. Esses aventureiros falavam a língua geral brasileira, que era uma espécie de tupi antigo, e também o espanhol. A maioria mal sabia pronunciar algumas palavras em português.
Até a primeira metade do século XIX, São Paulo era uma cidade pequena, menor do que algumas cidades do interior paulista, como Campinas. A partir da segunda metade do século XIX, com a expansão do café e a construção de vias férreas para escoamento da produção, a cidade tornou-se um centro de entroncamento ferroviário, comércio e abastecimento, crescendo em conseqüência disso.
A imigração estrangeira e a libertação dos escravos fizeram com que São Paulo também tivesse seu crescimento populacional incrementado. Os italianos, em particular, se deslocaram para a cidade no final do século XIX e começo do XX, fugindo das duras condições de trabalho nas fazendas do interior e para onde haviam se dirigido quando chegaram ao Brasil.
Mas foi somente com Getúlio Vargas, a partir de 1932, que São Paulo entrou em vertiginoso crescimento industrial, devido às políticas de incentivo daquele presidente. A partir daí, nunca mais deixou de crescer.
Nova grande migração aconteceu na segunda metade do século XX, agora de nordestinos em geral, forneceu mão de obra não qualificada barata para a construção civil e também para determinados setores da indústria.
Hoje, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo em termos populacionais. A região considerada “grande São Paulo”, que abarca os municípios circunvizinhos, possui mais de 15.000.000 de habitantes, perdendo na América Latina apenas para a cidade do México, que é a maior do mundo.
Obviamente que uma megalópole dessas proporções tem também grandes problemas a serem resolvidos, muitas vezes gerados pelo seu próprio gigantismo. Bairros ricos convivem com favelas, lado a lado. Grandes fortunas individuais coexistem com uma grande massa de desempregados e sem teto, desprovida de serviços públicos como saneamento, eletricidade regular, asfalto, hospitais, postos de saúde e escolas suficientes. Há todo um processo de marginalização da periferia da cidade, fazendo com que as pessoas, principalmente os jovens, não cultivem perspectivas para o futuro, permanecendo numa constante baixo-estima pessoal. A violência decorrente é fruto dessas contradições, assim como também da falta de ética e humanidade, muitas vezes agravada por forte desvio de personalidade individual.
Paralelamente, oportunidades únicas para a melhoria das condições de vida e de crescimento do horizonte mental se apresentam. A cidade possui os melhores hospitais, escolas, universidades, vida cultural e opções de lazer do país, além de oferecer muitas perspectivas de realização profissional.
São Paulo é uma cidade que oferece o que há de melhor no mundo, mas também o que há de pior.

FONTE:

MELANDER FILHO, Eduardo. São Paulo: Um resumo Histórico-social. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 28 ago 2009 a 10 set 2009. História, p. 2.

Nenhum comentário: