segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MUITO MAIS SOBRE ARQUEOLOGIA EM 2009

Pintura rupestre - Abrigo da Pedra Furada - Serra da Capivara

Prof. Lic. Eduardo Melander Filho


Neste ano que começa, continuaremos nossa jornada no sentido de trazer ao público temas que por vezes ficam evidenciados em segundo plano ou mesmo relegados ao esquecimento absoluto. Estamos nos referindo, obviamente, à Arqueologia. Nossa tarefa tem sido a de colocar em relevância escavações arqueológicas da região e de todo o Brasil, contribuindo assim, através da Educação Patrimonial, para que todo conhecimento referente a esta área seja oferecida aos leitores desse Jornal.
Realizaremos algumas viagens durante esse ano. Escreveremos, em conseqüência, alguns artigos nos locais de nossa visitação, remetendo-os para publicação. Funcionaremos como uma espécie de “correspondente” do jornal. Nossos leitores serão privilegiados com as primeiras notícias dos acontecimentos.
O primeiro destino de nossas viagens será o Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí, onde acontecerá entre os dias 29/06 e 03/07/2009, o Congresso Internacional de Arte Rupestre – IFRAO – “Global Rock Art”. A arte rupestre, que são desenhos de homens, animais e outros em paredes de cavernas e abrigos, feitos por populações pré-históricas de milhares de anos atrás, está presente em todos os continentes da terra, sendo um fenômeno global. No Brasil encontramos pinturas rupestres em praticamente todo território, sendo a maior concentração localizada exatamente em São Raimundo Nonato. Desnecessário dizer que a reunião de cientistas de todo o mundo num Congresso a ser realizado em nossa terra é de grande importância.
Seguiremos de São Raimundo Nonato para o Mato Grosso, na região de Rondonópolis, onde participaremos de escavações em sítios arqueológicos. São vários abrigos situados nos limites geográficos entre o cerrado e o pantanal, ricos em, também, pinturas rupestres e vestígios de uma indústria lítica (de instrumentos de pedra) de milhares de anos. Algumas datações chegam há mais de 10.000 anos atrás.
O terceiro lugar de nossa visitação será a Ilha de São Luis do Maranhão, onde em finais de agosto e início de setembro, participaremos de escavações no Sambaqui do Bacanga e outros sítios. O Bacanga é um sambaqui que, diferentemente dos sambaquis do sul do país, possuí cerâmica (da tradição ceramista Mina), que é das mais antigas das Américas, anterior mesmo às cerâmicas produzidas no Perú.
O último acontecimento de nossa participação será o XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que será realizado entre os dias 20 e 23/09/2009, na cidade de Belém, do Pará. Os objetivos do congresso, descritos em sua convocatória é “discutir o compromisso social do arqueólogo e a socialização do conhecimento”, assim como “o acesso aos bens arqueológicos e aos conhecimentos produzidos por eles”. Isso é mais ou menos aquilo que estamos fazendo ao divulgar neste jornal assuntos que constantemente são omitidos ou deturpados por falta de conhecimento de causa.


FONTES:

MELANDER FILHO, Eduardo. Muito Mais sobre Arqueologia em 2009. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 16 jan 2009 a 29 jan 2009. História, p. 2.

MELANDER FILHO, Eduardo. Muito Mais sobre Arqueologia em 2009. Gazeta de Interlagos, São Paulo, 16 jan 2009 a 29 jan 2009. P. 2. Disponível em: <
http://www.gazetadeinterlagos.com.br/colunadoleitor.html#2>. Acesso em: 19 jan 2009.

Nenhum comentário: