segunda-feira, 5 de maio de 2008

COMUNIDADE DO JARDIM RÉGIS EM INTERLAGOS HOMENAGEIA PROFESSORA MARINA MELANDER

Eduardo Melander Filho

Sérgio Antônio



No último dia 26/04 foi realizado cerimônia para a mudança do nome da Escola Municipal de Ensino Fundamental IV Centenário, localizada a Rua Montanaro de Borba, Jardim Régis. A partir de agora a Escola passa a ser EMEF Professora Marina Melander Coutinho.
Histórico- “Marina Melander, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1953, em Rio Cinzas, município situado ao norte do Estado do Paraná. Professora Titular de Ensino Fundamental II, conseguida através de aprovação em concurso público. Assumiu sua titulariedade na E. M. P. G. Dr. Manoel de Abreu. Em 01/02/1996, transferiu-se para a E. M. P. G. Paulo Setúbal (25), onde permaneceu até seu afastamento involuntário. Participou também de muitos eventos e cursos.
Marina foi uma professora competente, educadora consciente, colega afável, amiga leal, filha dedicada, tia carinhosa, irmã solidária, esposa compreensiva e mãe cuidadosa. Generosa é a palavra mais completa.
A professora Marina Melan­der Coutinho faleceu no dia 20 de abril de 2001. Em vida, ela fazia constantemente a pé o percurso de três quilômetros que separam a E. E. Profa. Beatriz Lopes da E. M. E. F. Paulo Setúbal. É uma agradável ironia que uma escola localizada nesse mesmo caminho tenha recebido o seu nome.
As últimas palavras que escreveu numa dedicatória no livro “Era dos Extremos” de Eric Hobsbawm, dizia: “Ao meu irmão não posso escrever, mas deixar pensamentos; esses ninguém pode apagar”. Essa frase define o caráter de Marina - “(fragmento da biografia escrita por Eduardo Melander Filho que já foi publicada neste Jornal.).
Compuseram a mesa de cerimônia: o diretor da EMEF- Galbas Gomes, a assistente de direção Lourdes pereira dos santos, a Coordenadora Pedagógica Rosangela Mattos Magro, o supervisor de ensino Alexandre Cordeiro, a filha da homenageada Tathiana Melander Coutinho, o vereador Arselino Tatto e a professora Nicole Fernandes.
Em sua fala o diretor da EMEF ressaltou a importância e o envolvimento das mães nas questões para que a escola se desenvolva cada vez mais. Também falou que ficou muito satisfeito em saber que a atual a Professora Marina teve um vinculo muito forte com o magistério e com a comunidade.
No encerramento do seu discurso Eduardo Melander Filho, disse: “Para gregos antigos, seus heróis atingiam a imortalidade não na forma como hoje a concebemos, mas sim pela memória de seus feitos. Imortal não era aquele que viveria eternamente, mas que seria eternamente rememorado nos templos por aquilo que realizou em vida. Marina tornou-se imortal e essa escola é seu templo”.
Prosseguindo, também disse Tathiana Melander, que sua mãe Marina era muito carinhosa e dedicada e que pretende seguir os passos dela no Magistério.
Entre as personalidades estiveram presentes: a coordenadora pedagógica da EMEF CEU Cidade Dutra Nicole Fernandes, ex-aluna Vera Lúcia Santos Silva\a, a Comissão Organizadora da cerimônia composta por Nilton Oliveira, Vânia Fernandes, Walter Alves e Professora Silvia, Familiares da Professora Marina, além de outras autoridades, amigos e convidados.
.
Nota: Artigo publicado no Jornal Gazeta de Interlagos
.
.
.
Fontes:
.
.
.
NUNES, Sérgio Antônio. Comunidade do Jardim Régis homenageia Profa. Marina Melander. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 02 a15 maio 2008. Cultura e Lazer, p. 5.
.
NUNES, Sérgio Antônio. Comunidade do Jardim Régis homenageia Profa. Marina Melander. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 02 a 15 maio 2008. Disponível em: < http://www.gazetadeinterlagos.com.br/fiquepordentro.html#1>. Acesso em: 05 maio 2008.

Nenhum comentário: