segunda-feira, 14 de julho de 2008

OS POVOS PRÉ-HISTÓRICOS DO LITORAL BRASILEIRO

Sambaqui Ponta da Garopaba Sul em Jaguaruna-SC

Professor Eduardo Melander Filho



Os povos dos mais antigos que habitaram o litoral brasileiro foram os construtores dos Sambaquis, que são montanhas de conchas encontradas de norte a sul do país.
Diferentemente dos Sambaquis fluviais, os litorâneos tem sua estrutura formada por cascas de ostras, mexilhões e, principalmente, berbigões (vôngoles). São monumentos funerários formados por montículos (túmulos) que se sobrepõem (um sobre o outro), crescendo sempre para cima e para os lados, atingindo dezenas de metros de altura e até 2 km de diâmetro.
Chamamos de “sambaquieiros” os que habitaram do litoral do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul por possuírem a mesma cultura e constituição genética.
Os Sambaquis dessa região são datados de 6.000 a 2.000 anos atrás. Não se sabe realmente se são mais novos que os Sambaquis fluviais, pois há mais de 10.000 anos o nível do mar era bem mais baixo que atualmente, tendo subido gradativamente pelo derretimento do gelo polar em decorrência do final da idade do gelo, atingindo 3 m acima do nível de hoje há 6.000 anos e depois descendo novamente. Assim, se houve algum Sambaqui anterior a essas datas, foi coberto pelo mar e desapareceu para sempre.
Os homens do litoral eram também diferentes dos que construíram os Sambaquis fluviais. Eram baixos, atarracados e, ao que tudo indica, não tinham parentesco com os fósseis de “Luzia” e do “Homem de Capelinha”. Tinham peixes como alimentação principal, conforme sugerem artefatos encontrados como anzóis feitos de ossos, furadores de ferrões de arraias e pesos de redes esculpidos em pedra, além de dentes de tubarão furados para fazer colares. Ossos encontrados desses indivíduos apresentam lesões por esforços repetitivos, indicando que eram remadores e viveram grande parte de suas vidas na atividade de pesca.
Infelizmente grande parte dos Sambaquis litorâneos foram destruídos por indústrias mineradoras. As conchas ricas em calcáreo eram moídas juntamente com os ossos das sepulturas, sendo o produto obtido utilizado na fabricação de cimento, cal e fertilizantes. Existem hoje menos de 20% dos Sambaquis que existiam no começo do século XX.


FONTES

MELANDER FILHO, Eduardo. Os Povos Pré-Históricos do Litoral Brasileiro. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 11 jul 2008 a 24 jul 2008. Ciência, p. 2.

MELANDER FILHO, Eduardo. Os Povos Pré-Históricos do Litoral Brasileiro. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 11 jul 2008 a 24 jul 2008. p. 2. Disponível em: <
http://www.gazetadeinterlagos.com.br/colunadoleitor.html#4>. Acesso em: 14 jul 2008.

Nenhum comentário: