sábado, 8 de dezembro de 2007

Marina Melander, uma vida em prol da Educação

Marina Melander Coutinho



Jornal "Gazeta de Interlagos" - 6/12/2007 a 13/12/2007


Biografia - Primeira Parte


Marina Melander, uma vida em prol da Educação


Eduardo Melander Filho




Marina Melander, nome de solteira, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1953, em Rio Cinzas, município situado ao norte do Estado do Paraná. Filha de Eduardo Melander e de Dona Marina Bastos Melander, era a única mulher dos três filhos do casal. Descendente de imigrantes escandinavos oriundos do II Reich Alemão, germânicos oriundos do Império Austro-húngaro e ibéricos da República de Portugal, Marina era uma mescla étnica e cultural, características essas tão próprias do povo brasileiro.

Passou sua infância em sua cidade natal, a não ser em dois breves períodos alternados em que a família residiu em São Paulo. Rio Cinzas era uma cidade pequena e o ambiente tranqüilo de cidade do interior, o convívio com gente simples, o contacto constante com caldos culturais diversos, tudo isso, influenciaram na formação da sua personalidade.

Iniciou seus estudos formais no Grupo Escolar de Rio Cinzas, onde foi aluna de 1959 a 1961, cursando até a segunda série do primário. Participou também, na época, de um grupo de teatro infantil patrocinado pela Paróquia local.

Completou seus estudos primários na E. A. Dr. Miguel Vieira Ferreira, onde cursou de 1962 a 1963, diplomando-se. Matriculou-se então na E. E. Padre Francisco João de Azevedo, onde freqüentou o ginásio de 1964 a 1967, concluindo-o.

Estudou de 1968 a 1970 no Instituto Estadual de Educação Professor Alberto Conte, onde finalizou o curso de Científico Biologia. Esse foi um período de grande agitação nos meios estudantis e culturais, ocasião em que o governo militar decretou o AI-5. Foi também uma época em que os festivais de música estudantis (secundaristas) aconteceram em vários colégios da região, a exemplo dos grande festivais de MPB. Marina ganhou vários deles como intérprete. Aprovada em concurso vestibular, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, onde estudou entre 1973 e 1978, diplomando-se ao final do curso. Recebeu os títulos de Bacharel em Letras de Português e Armênio pela Fac. de Filosofia, Ciências e Letras da USP e de Licenciatura de Ensino em Idiomas e Literatura Portuguesa e Armênia pela Faculdade de Educação da USP.

Durante o período de faculdade, Marina cursou várias outras disciplinas, com o intuito de acrescentar mais ao seu conhecimento. Assim sendo, frequentou aulas de Latim, Grego, Sânscrito, Romeno, Tupi Antigo, Toponímia, dentre outras, que lhe deram espaço fundamental no aprofundamento dos estudos linguísticos e filológicos. Em função dessa erudição adquirida, recebeu um convite do governo na República Socialista da Romênia para um curso de pós graduação ao nível de mestrado nesse país e outro de idêntico conteúdo da República Socialista Soviética da Armênia, ambos em regime de bolsa de estudos. Marina gentilmente declinou aos convites, já que não poderia ficar longe de seu país e de seus pais, a quem dedicou-se profundamente até o final de sua vida.

Marina começou a trabalhar desde cedo, aos 14 anos de idade. Mas foi a partir de 1978 que começou a lecionar em regime de eventualidade.

Iniciou sua carreira na rede pública estadual, com sua nomeação para exercer o cargo de professora III em 24/12/1986, como conseqüência de aprovação em concurso público. Assumiu seu cargo na E. E. Professora Vera Athayde Pereira, onde exerceu suas funções até a data de 08/02/1993, quando obteve remoção para a E. E. Padre Francisco João de Azevedo. Nessa nova escola, exerceu a função de Coordenador Pedagógico no período compreendido entre 01/03/1994 a 06/02/1995.


.


.


.


Fonte:


-MELANDER FILHO, Eduardo. Marina Melander, uma vida em prol da Educação. Jornal Gazeta de Interlagos, São Paulo, 06 dez 2007 a 13 dez 2007. Biografia-primeira parte, página 2.


-MELANDER FILHO, Eduardo. Marina Melander, uma vida em prol da Educação. Jornal Gazeta de Interlagos On Line, São Paulo, 06 dez 2007 a 13 dez 2007. Disponível em: < http://www.gazetadeinterlagos.com.br/opiniaodoleitor.html>. Acesso em: 08 dez 2007.


.


.


.


Esta é uma versão reduzida da Biografia da Professora Marina Melander Coutinho, que pode ser encontrada em sua íntegra neste Blog.


Um comentário:

Lucia Borges disse...

Sou Assistente Social e trabalhei na Unidade Básica de Saúde Jardim Três Corações de 1992 a 1995 quando desenvolvemos um projeto de trabalho intersetorial e interdisciplinar com a equipe de educadores da EMEF Dr. Manoel de Abreu. O foco principal era saúde e sexualidade onde os temas eram eleitos pelos adolescentes.Trabalhar com a Professora Marina foi uma experiência muito rica porque ela era muito dedicada e envolvida não só na sua área de conhecimento mas circulava por todos os assuntos que envolviam educação para a cidadania.